domingo, 12 de fevereiro de 2012

Apresentação



Prezado(a) Senhor(a),

O INSTITUTO LEANDRO GOMES DE BARROS (ILGB), fundado recentemente, é uma instituição sem fins econômicos, com o objetivo de promover a literatura de cordel, por meio de projetos de pesquisa, programas editoriais de folhetos, livros, revistas e jornais, projetos de incentivo à leitura, junto aos diversos públicos, por meio de sites e portais na Internet, concursos literários, cursos, oficinas, sessões de narração de histórias, leituras dramáticas, congressos, seminários, exposições, audiovisuais, documentários, bem como de outros projetos culturais, abrangendo as diferentes expressões artísticas como música, artes cênicas e artes plásticas visando criar acesso ao conhecimento.

A primeira diretoria eleita do ILGB, para o triênio julho/2011 a julho/2014, foi composta pelo o funcionário público e poeta cordelista Pedro Monteiro de Carvalho (presidente) e o professor e poeta cordelista João Gomes de Sá (vice-presidente), além de uma experiente equipe de diretores e consultores.

O ILGB foi idealizado e constituído a partir da ampla e profícua atuação cultural de poetas, escritores, editores, pesquisadores, educadores e divulgadores da literatura de cordel, realizando os mais diferentes projetos literários.  Projetos como o Cordel da Cortez – ampliado para Encontro Nacional de Leitura, realizado até a 7ª edição, com a curadoria de Gilmar de Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará, e a coordenação do poeta Moreira de Acopiara –, com ampla divulgação na imprensa, possibilitando maior visibilidade para o cordel e para aqueles que o fazem.

Portanto, com satisfação dirigimo-nos a Vossa Senhoria para comunicar a existência de um Instituto para promover a literatura de cordel e que homenageia o mais importante cordelista brasileiro, com sede no maior centro econômico e cultural do país. O ILGB está aberto e com disposição para atuar levando o melhor da cultura brasileira para aqueles que mais precisam do conhecimento.   
        
Cordialmente,

PEDRO MONTEIRO DE CARVALHO
Presidente do Instituto Leandro Gomes de Barros – ILGB

8 comentários:

  1. Na qualidade de pesquisador da Literatura de Cordel recebo com muita alegria a notícia da fundação de tão importante instituto. Coloco-me à disposição da diretoria da entidade para, na medida do possóvel, ajudar na formação do acervo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro Monteiro e equipe do ILGB! Como é bom saber de mais um espaço de divulgação da cultura do cordel!
    Parabéns!
    Margarete Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Aguardamos ansiosamnte a participação de todos, a cooperação, a especial atenção ao Instituto Leandro Gomes de Barros, na verdade; o promotor do estudo, da pesquisa, das leitura rimadas e metrificadas, das cantorias e das mostras de artes da sabedoria do povo.O Instituto é mais outra alternativa credenciada para promover o Cordel Brasileiro, os Cordelistas, os Cantadores - atores protagonistas das grandes manifestações literárias!
    Um abraço campeão!

    ResponderExcluir
  4. Bacana a iniciativa do blog O INSTITUTO LEANDRO GOMES DE BARROS (ILGB), não só dei uma olhada como li o artigo e confesso que gostei da qualidade e do conteúdo, o que eu puder fazer para divulgar este espaço pode contar com minha pessoa e desde já estou seguindo este blog de suma importância para a cultura nacional, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Quero parabenizá-lo por mais esse feito... e pelo empenho e dedicação para divulgar essa Literatura...
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Mas esta é uma notícia maravilhosa. Recebo-a com muito prazer. Mais um veículo para difundir a Literatura de Cordel.
    Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez venho aqui para dizer da minha disponibilidade em colaborar com esta nova instituição no que for possível. Acredito no empenho de seu presidente, o amigo e poeta cordelista Pedro Monteiro que certamente fará deste Instituto uma entidade de respeito dentre as instituições que difundem honrosamente a cultura como um todo e neste caso a literatura de cordel.

    ResponderExcluir